As partículas elementares são classificadas em dois tipo: bosons e fermions.
Basicamente, fermions são partículas de spin semi inteiro e bosons partículas de spin inteiro. Essa simples diferença tem profundas implicações Os fermions são as partículas que fazem o nosso mundo, como eletrons e protons (lembrando que o próton não eh uma partícula elementar). Os bosons são partículas que intermediam forcas, como o foton (intermediador da forca eletromagnética) e os glúons (intermediadores da forca forte).
Os fermions são classificados em quarks e léptons. Os quarks são partículas que interagem através da forca forte e os léptons não interagem fortemente. Três quarks podem se unir, através da forca forte, para formar outras partículas, essas são chamadas de bárions, os protons e os nêutron são bárions.
Os hádrons são partículas pesadas formadas por quarks e que são estáveis gracas a forca forte, os bárions são tipo de hádrons, já o elétron eh um exemplo de lépton.
Alem das partículas elementares existem as anti-partículas. Basicamente, cada partícula tem uma anti partícula correspondente, com características iguais, mas carga elétrica oposta.
O pósitron eh a anti partícula do elétron Cada quark também tem uma anti partícula correspondente, chamada anti quark. Um quark pode se ligar a um anti quark, assim eles formam um méson.
Na natureza só existem 4 tipos de forcas, a nuclear forte, nuclear fraca, eletromagnética e a gravitacional. Cada uma dessas possui uma partícula (um bóson que server para transmitir essa forca, no caso da eletromagnética o foton, no caso da nuclear forte, os gluôns nuclear fraca os bosons W e no caso da gravitacional o graviton (esse ultimo ainda não foi observado experimentalmente, por isso eh uma partícula hipotética).
Fantástico, tirou todas as minhas dúvidas, excelente texto !! abrçs
ResponderExcluir